Friday, December 08, 2006

Robert Palmer - Riptide


Artista: Robert Palmer
Lançamento: Novembro de 1985

Riptide é provavelmente o trabalho mais conhecido de Robert Palmer, quanto mais não seja por incluir aquele que é considerado o seu hino, Addicted To Love. Produzido no rescaldo da sua relação com os Power Station, banda que formou com alguns dos elementos dos Duran Duran, Riptide ainda assenta fortemente nessa relação. Muita do sonoridade presente em Riptide ainda cola aos Power Station.

Contudo, Palmer consegue distanciar-se ao introduzir a sua sonoridade típica, nomeadamente na versão de I Didn't Mean To Turn You On, um original de Cherrelle do ano anterior e que viria a ser outro dos temas fortes do disco. Aliás, o facto do disco ser produzido por Bernard Edwards, um dos membros dos Chic, empresta a Riptide uma mistura única de sonoridades. Apenas como curiosidade, Addicted To Love era para ser um dueto com Chaka Khan, mas à última hora, por razões contratuais, acabou por não se concretizar, o que ilustra bem a influência de Edwards neste trabalho.

Robert Palmer, que morreu em 2003 vítima de ataque cardíaco aos 54 anos, deixa um legado forte com Riptide. Para quem o quiser descobrir...

No comments: