Wednesday, December 13, 2006

Elliott Smith - Figure 8


Artista: Elliott Smith
Lançamento: 18 de Abril de 2000

Quanto mais não seja por ser o último trabalho que Elliot Smith gravou ainda vivo, Figure 8 merece destaque em qualquer colecção discográfica. Tido como um dos mais promissores singer/songwriters da sua geração, Smith, que se suicidou a 21 de Outubro de 2003, deixou um legado artístico que viria a influenciar muitos dos actuais cantautores mundiais. Como em todos os grandes génios, viveu conturbado e em constante abuso de substâncias, tendo passado os seus últimos dias com alucinações e esquizofrenia.

A capa de Figure 8, uma parede existente em Los Angeles, é hoje um local de culto repleta de mensagens, flores e velas. Mais uma razão para Figure 8 ser um disco indispensável.

Musicalmente, Smith explora sons muito característicos dos trovadores dos anos 60, como Lennon, McCartney, ou Ray Davies. Grande parte do disco foi gravado nos míticos estúdios Abbey Road. Foi durante a tournée promocional de Figure 8 que Smith começou a agravar os seus vícios e a entrar numa espiral de dependência que acabariam por o levar ao suícidio. Pela importância história de ser um documento de um génio conturbado, Figure 8 é obrigatório em qualquer colecção.

1 comment:

Unknown said...

acho o either/or o melhor album dele! :P